• Ônibus para o Jardim América e Itaóca
  • Busólogo Cearense é destaque no G1
  • Operações atingem seu nono mês
  • Modelo vem para testes na capital Fortalezense

TREM-BUS: O pai do VLT.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 Marcadores: , , , ,
Entre os anos 90 e o começo de 2000, circulou no ceará o primeiro projeto de veículo leve sobre trilho.
denominado de TREM-BUS, o veículo era um Caio Amélia doado pela Empresa são benedito, que posteriormente foi adaptado para circular sobre trilhos.


sob a responsabilidade do engenheiro Antônio Telmo Nogueira Bessa, a empreitada tinha por objetivo conceber um veículo que fosse rápido, e ao mesmo tempo, fosse de menor custo para sua implantação.

o Veículo realizou alguns testes, dentre os quais podemos citar sua viagem interestadual, que ligou Fortaleza à Castelo, no Piauí.
realizou, em sua maioria, pequena viagens, dentro do próprio estado do Ceará. infelizmente, Telmo Bessa não contava com agentes que pudesse lhe ajudar no custeio do financiamento do empreendimento, que estava praticamente sendo custeado por ele mesmo.

o TREM-BUS realizou suas últimas viagens entre 2003/2004, quando foi finalmente desativado. e desde então, o veículo se encontra no pátio de manutenção do Metrofor, no bairro do Moura Brasil. acabou assim o projeto de Telmo, tão empenhado em resolver o problema da Mobilidade urbana, que até hoje é um grande desafio para o poder público.


Telmo Bessa faleceu em 03 de Junho de 2007, aos 75 anos, vítima de um ataque do coração. contudo, seu projeto não foi em vão, tendo em vista que seu esforço serviu de base e motivação para que grandes obras ocorressem por aqui, como o METROFOR e o VLT.
 
Peritur © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot